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Como fidelizar seu cliente: 4 dicas para aplicar na loja

Ter clientes fiéis, que compram com frequência é o sonho de todo lojista. Sabemos que conquistar novos consumidores é mais fácil do que manter os antigos, mas também pode ser mais caro. Por isso conquistá-los exige uma estratégia objetiva e flexível, sendo fundamental se moldar às necessidades dos clientes e dos resultados do seu negócio.
Neste artigo, vamos apresentar 4 dicas infalíveis para você conquistar seus clientes de uma vez por toda e aumentar suas vendas.
4 dicas para fidelizar seu cliente

Saiba o que eles querem
Você conhece seus consumidores? Sabe o que eles mais compram ou buscam na sua loja? As peças são usadas no trabalho ou em momentos de lazer? Fazer essas e outras perguntas a si mesmo vão ajudar a traçar um perfil do cliente.
Depois de entender o que eles consomem será mais fácil saber qual é o seu papel na vida dos clientes e, assim, poderá criar ações para fidelizá-los. Se os clientes procuram looks para trabalhar, monte os manequins com combinações que são ideais para o ambiente corporativo. Você também pode criar um canal de comunicação com dicas.
Invista no atendimento personalizado
O papel do vendedor é fundamental no seu negócio. Eles devem conhecer bem as peças que a loja vende, entender sobre os tecidos, saber combinação de looks para ajudar o cliente a fazer as melhores escolhas. Além disso, outras ações são fundamentais para um atendimento personalizado:
- Conversar com o cliente durante a venda para entender o que ele precisa;
- Estar atento ao que o cliente diz;
- Mostrar-se atento às necessidades do cliente;
- Colocar-se à disposição do cliente depois da venda.
Essas ações vão transmitir uma imagem positiva da experiência como um todo. Alguns dias depois, o vendedor deve entrar em contato com o cliente, perguntar sobre as peças, se ele ficou satisfeito etc. Caso o cliente tenha algum problema, vai manifestar nesse momento. Essa atitude vai mostrar que a loja está preocupada com a satisfação do consumidor, não só com a venda.
Crie um canal para compartilhar ofertas exclusivas
O WhatsApp é uma ótima alternativa para isso. Pelo Instagram também é possível fazer postagens para grupos exclusivos, porém, pelo aplicativo de mensagens, a loja pode conversar individualmente com cada cliente.
Você pode criar um grupo com alguns clientes interessados e enviar as ofertas, promoções e lançamentos ou enviar individualmente por meio da Lista de Transmissão. Esse recurso permite o envio da mesma mensagem para um determinado número de pessoas, mas o cliente recebe como se fosse só para ele.
Ofereça programas de vantagens
Programas de vantagens são aqueles que entregam um benefício para o cliente fiel. Você pode criar os benefícios de acordo com os objetivos e possibilidades da sua loja, como por exemplo:
- brindes;
- desconto a partir da terceira compra,
- fazer parcerias com outras empresas e fazer trocas. Por exemplo, a cada R$ 200 em compras no mês, o cliente ganha um corte de cabelo no barbeiro.
Seja criativo. Crie programas com benefícios que vão gerar valor real para o cliente e não são iguais aos de outras lojas.
Você já aplica alguma dessas dicas em sua loja? Quais são as ações que você faz para fidelizar seus clientes? Compartilhe sua experiência com nossos leitores.